sexta-feira, 27 de março de 2015

Tascam US 1800

          Achei interessante falar dessa interface de áudio, até porque algumas pessoas me perguntam a respeito dela. Adquiri a minha em 2013 num negócio de ocasião. Ela veio nova, na caixa tudo direitinho. Minha primeira impressão foi que ela me pareceu frágil. Embora a caixa seja de metal, a parte frontal exibe certa fragilidade no acabamento. Inclusive há uma espécie de placa plástica que cobre toda a parte frontal que é perfurada para o encaixe dos controles e das entradas que descolou tão logo eu coloquei no rack.
 No painel frontal temos o botão de Stanby para ligar e desligar o aparelho. Abaixo existem dois botões que servem para ativar a alimentação phantom power dos canais 1 a 4 e dos canais 5 a 8. Fora isso há o botão verde que indica que o aparelho está ligado e o de cor ambar indica que o cabo USB está conectada ao computador, caso não estiver ela pisca intermitentemente. A seguir temos 8 canais XLR independentes. Cada um dele possui controle individual de ganho de pré amplificador. Ao lado das oito conexões XLR temos duas entradas de alta impedância para instrumentos chama de Guitar, mas que podem ser usadas como entradas de linha normal, isso devido a existência de um botão individual para ativar essas entradas (9 e 10).
          Ao lado temos os 10 botões de ganho individuais de cada canal, os 8 XLR e os dois Line/Ins. Ai que mora um dos defeitos dessa interface. Os botões são frágeis e muito leves. Isso ocasiona problemas na hora de ajustar os volumes dos canais, pois são pequenos e muito próximos. Eu mesmo tive problemas para mixar uma tomada ao vivo de um ensaio porque até sem querer mexia em alguns parametros. Seguindo ao lado há o controle de monitor para ajustar o volume de saída. Abaixo dele há o volume de entrada do equipamento. Achei o recurso interessante, pois possibilita um ajuste geral de entrada para evitar clipes. Ao lado desses controles existe a saida de fone com um botão de volume individual para ela. Como pode ser notado nas imagens, não há leds de clip. Isso é muito ruim quando se está usando-a para gravar ao vivo, pois tem que haver constante atenção para que o som não chegue a distorcer demais na entrada.
O painel traseiro apresenta os seguintes itens: Conexão padrão de USB 2.0. Entrada e saída S/PDif (Digital), entrada e saída MIDI padrão. Ai têm um conjunto de 4 entradas de linha com um dois botões para cada par de seleção para -10 ou +4 que possibilita inserir tanto aparelhos domésticos como profissionais sem risco de incompatibilidade de tensão. Estas entradas seguem a numeração de 11 a 14 porém não tem ajuste de ganho nem opção de alta impedância, ou seja, são simples entradas de linha para pré amplificadores ou outros periféricos externos. Abaixo há um conjuto de 4 saídas de linha balanceadas. Mais ao lado duas saídas balanceadas para monitores que são controladas pelo botão monitor do painel frontal mencionado antes. Depois temos apenas a conexão de alimentação de 12 v onde conecta-se uma fonte 110 até 250 v fornecida pelo próprio fabricante junto com o produto. A Tascam US 1800 é muito interessante, tem pré amplificadores de boa qualidade, suas multiplas conexões possibilitam a gravação de um grande set de ensaios, afinal são 16 entradas independentes. As quatro saídas individuais permitem a alimentação de um amplificador de fones para compensar a existência de apenas uma saída de dedicada no painel frontal.
         
Junto com a Tascam veio um cd do Cubase LE 5. Esse software mostra exatamente a ideia por trás dessa interface, que é gravar ao vivo. Quando se instala o driver e o programa, logo no primeiro uso e se apresenta como um software dedicado a interface disponibilizando um preset de entradas e saídas espelhadas com a configuração do hardware. Pra quem conhece a versão full do Cubase 5 pode se decepcionar, pois esta versão é até mais limitada do que as versões AI. Entretanto ele roda leve e com latência mínima, mesmo gravando diversos canais ao mesmo tempo. A qualidade de gravação da interface é muito boa devido aos prés e seus conversores. Com um painel de controle fácil de usar e uma integração total com o Cubase LE e o baixo custo, talvez devido as frágilidades de construção já citadas, a Tascam US 1800 é um ótimo investimento para quem quer gravar ensaios e apresentações ao vivo de forma prática e segura. Mesmo para quem deseja apenas uma interface para home estudio acaba valendo a pena, pois mesmo que não use todos os recursos que ela oferece, ainda assim investe-se muito pouco para se ter uma boa ferramenta.
        Para finalizar, posso dizer que este modelo oferece uma boa qualidade de gravação e reprodução. Para fazer summings analógicos ela já não é indicada pois oferece apenas 4 saídas independentes. Tambem não posso atestar a durabilidade desta interface porque fiquei poucos meses com ela e logo vendi, pois tenho outras e não acho legal ficar com o equipamento parado. Para quem gosta de trabalhar com áudio, tem banda e quer registrar suas performances nos ensaios ou ao vivo terá uma grande ferramenta para isso pagando um preço muito em conta. Ela é um pouco mais cara que uma fast track comum, ou outra dessas interfaces de dois canais que tem no mercado. Pela ilustração ao lado dá pra se ter uma ideia das possibilidades de conexão. Abaixo segue os dados técnicos e especificações do fabricante.
Supported sampling frequency44.1/48/88.2/96kHz
Supported bit rate16/24bit
Analog audio Inputs 
MIC IN(1-8)XLR-3-31(1:GND, 2:HOT, 3:COLD), BALANCED
Input impedance2.2k ohms
Nominal input level-2dBu
Minimum input level-58dBu
Maximum input level+14dBu
GUITAR / LINE IN(9-10) 
GUITAR IN6.3mm(1/4") TS-jack(T:HOT, S:GND), UNBALANCED
Input impedance700k ohms
Nominal input level-6dBV
Minimum input level-52dBV
Maximum input level+10dBV
LINE IN6.3mm(1/4") TRS-jack(T:HOT, R:COLD, S:GND), BALANCED
Input impedance10k ohms
Nominal input level+4dBu
Minimum input level-42dBu
Maximum input level+20dBu
LINE IN(11-14)6.3mm(1/4") TRS-jack(T:HOT, R:COLD, S:GND), BALANCED
Input impedance10k ohms
Nominal input level-10dBV/+4dBu
Maximum input level+6dBV/+20dBu
Analog audio Outputs 
LINE OUT(1-4)6.3mm(1/4") TRS-jack(T:HOT, R:COLD, S:GND), BALANCED
Output impedance100ohms
Nominal output level+4dBu
Maximum output level+24dBu
MONITOR OUT(L/R)6.3mm(1/4") TRS-jack(T:HOT, R:COLD, S:GND), BALANCED
Output impedance100ohms
Nominal output level+4dBu
Maximum output level+24dBu
Digital audio Inputs 
COAXIALRCA pin-jack
FormatIEC60958-3(S/PDIF)
Input impedance75ohms
Level0.5Vp-p / 75ohms
Digital audio Outputs 
COAXIALRCA pin-jack
FormatIEC60958 Concumer(S/PDIF) and IEC958 Professional(AES/EBU)
*Selectable in the Control Panel betwiin
Output impedance75ohms
Level0.5Vp-p / 75ohms
PHONES 
Connector6.3mm(1/4") stereo phone jack
Maximum output level50mW + 50mW(1kHz, 1%, 32ohms load)
MIDI Input
ConnectorDIN 5 pin
FormatStandard MIDI format
MIDI Output
ConnectorDIN 5 pin
FormatStandard MIDI format
USB
ConnectorUSB B type 4pin
FormatUSB2.0HIGH SPEED(480 MHz)
PowerAC100 - 240V, 50/60Hz(TASCAM PS-1225L, included)
Power consumption7.2W
Dimensions482.6(W)×44(H)×300.4(D)mm
Weight3.1kg
Operating temperature5-35˚C
Bundle softwareCubase LE
AccessoriesAC adaptor(TASCAM PS-1225L), Power cord set for AC adaptor, CD-ROM (conataining driver), USB cable (1.5m), DVD-ROM (Cubase LE), Cubase LE quick start guide , Warranty card, Owner's manual, Rack-mounting screw kit

Audio performance
Frequency response20Hz to 20kHz, +/-1dB(44.1/48kHz, MIC IN - LINE OUT, GAIN knob set to minimum, JEITA)
20Hz to 40kHz, +1/-3dB(88.2/96kHz, MIC IN - LINE OUT, GAIN knob set to minimum, JEITA)
S/N ratio96dB or more(44.1kHz, MIC IN - LINE OUT, GAIN knob set to minimum, JEITA)
THD0.01% or less(MIC IN - LINE OUT, GAIN knob set to minimum, JEITA)

Operating system requirements
Windows
OSWindows XP:32bit SP3 or more, 64bit SP2 or more
Windows Vista:32bit SP2 or more, 64bit SP2 or more
Windows 7:32bit, 64bit
Windows 8:32bit, 64bit
CPUPentium 4 1.4GHz or more, ADM Athlon 1.4GHz or more
MEMORY1GB or more
USBUSB2.0
DRIVERASIO, WDM
Macintosh
OSMac OS X Leopard(10.5.6), Mac OS X Snow Leopard(10.6.8), OS X Lion(V10.7), OS X Mountain Lion(V10.8)
CPUIntel Processor 1GHz or more, Power PC G4 1GHz or more
MEMORY1GB or more
USBUSB2.0
DRIVERCore Audio
Postar um comentário