quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Aulas de guitarra no Youtube

          Quero falar aqui das aulas de guitarra que postarei no Youtube em setembro. Quem quiser acessar meu canal pode clicar aqui, se inscrever e já ir se familiarizando com o que já tem lá. Não serão aulas tradicionais como as apresentadas por guitarristas conhecidos, e de eficiência comprovada, e nem visa concorrer com estes, muito pelo contrário, minha ideia não é discorrer detalhadamente sobre tópicos e demonstrar habilidade com o instrumento. O objetivo é apenas conversar de forma bem descontraída e com uma linguagem  bem simples, buscando simular a forma como eu e meus amigos compartilhávamos o conhecimento que íamos adquirindo em um passado pré-internet. Sem videoaulas ou métodos dedicados á guitarra, apenas as conversas e demonstrações, grosseiras até, foram o lastro técnico e teórico que tínhamos.
          Esses vídeos são mais indicativos do que didáticos, objetivando mostrar como buscar esse conhecimento de forma organizada e gradual. Noto que há muita teoria em debates sobre música, mas falta o conteúdo orgânico. Aborda-se temas complexos e linguagens avançadas sem passar pela base, pelo conteúdo mais orgânico.  Isso assusta um pouco quem está mais interessado em se divertir aprendendo o instrumento e acaba por se deparar com um conjunto de regras e demonstrações virtuosas que o desanimam. Sequer me preocupei em edições mais rebuscadas e cuidadosas dos vídeos, só liguei a câmera e falei sobre os assuntos que pretendia abordar. Isso pode parecer algo desleixado, mas o foco deve ficar na simplicidade da mensagem e na forma desinteressada de passar as informações.
          No meu site vou disponibilizar um fórum para debater sobre as aulas e outros assuntos relacionados a guitarra. Clique aqui e se inscreva também no site. Ao se inscrever o interessado vai receber informações por e-mail sobre a banda e todas as atividades que exerço. A partir do lançamento do meu CD, que ocorrerá em janeiro de 2018, aqueles que acompanham as aulas vão poder constatar o resultado do que apresentei nos vídeos. Serão vídeos curtos e diretos para não se tornarem tediosos. Conterão dicas de materiais adicionais para o aprofundamento dos estudos. 
          O primeiro vídeo irá ao ar no dia 1° de setembro as 18:00, horário de Brasilia. A partir do primeiro haverá uma playlist só para as aulas de guitarra. Pretendo resumir o conteúdo em 10 vídeos e me aprofundar nos assuntos com aqueles que se interessarem através do fórum ou algum formato adicional a ser combinado. Espero vocês lá!
Postar um comentário